Intervenientes

Carlos Carreiras

É presidente da Câmara Municipal de Cascais. Até março de 2013, foi também o presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro. Nasceu em Lisboa em 1961, mas não levaria muito tempo até se mudar para Cascais de onde não mais viria a sair. Concluiu o Instituto de Contabilidade e Administração de Lisboa em 1987 e a sua atividade profissional desenrola-se na América do Sul, África e Europa nas empresas do sector da hotelaria e grande consumo. Até 2005, altura em que sentiu o apelo da política autárquica. Fundador da JSD e dirigente nacional do PSD, Carlos Carreiras é um defensor das políticas públicas vocacionadas para o empreendedorismo e para a promoção do talento. Optimista militante e crente no potencial de Portugal, Carlos Carreiras foi o promotor do vídeo “What the Finns need to Know about Portugal”, um dos maiores sucessos virais de 2011. Para além da atividade política, Carlos Carreiras assina todas as quartas-feiras a coluna “Com Vista para o Atlântico” no Jornal “i”.

Clara Justino ¬ Câmara Municipal de Cascais
(em atualização)

Frederico de Freitas Costa ¬ Presidente do Turismo de Portugal
(em atualização)

João Correia de Freitas
É Biólogo pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia desta universidade, no domínio da Didáctica das Ciências e das Tecnologias Educativas e do e-Learning, leccionando tanto ao nível de mestrado como de doutoramento e orientando dissertações e teses neste domínio. Na mesma faculdade é também investigador na UIED – Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento em Tecnologias na Educação e Formação e, desde 2008, responsável pelo Laboratório de e-Learning. É autor ou co-autor de artigos científicos e tem realizado inúmeras palestras sobre Educação e Tecnologias. É também formador de professores do ensino básico e secundário, no domínio das tecnologias educativas foi professor do Ensino Secundário desde 1979 até 1988, altura em que ingressou como Assistente Convidado na referida faculdade. Participou activamente em projectos e programas de carácter nacional no domínio do uso educativo das tecnologias desde 1985: foi responsável pelo pólo FCTUNL do Projecto MINERVA(1988-1994), da uARTE – Programa Internet na Escola (1996-2002) e pela Equipa de Missão Computadores Redes e Internet nas Escolas (CRIE) do Ministério da Educação (2005-2007). Colabora actualmente com o Observatório do Plano Tecnológico da Educação, da Universidade Católica Portuguesa, desde 2009. É sócio fundador da EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa, colaborador da APDSI – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Participa ainda activamente desde 1992 no movimento associativo de pais e encarregados de educação.

Joaquim Azevedo 
Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa e Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica. É ainda Director da Escola das Artes da Católica Porto e Director do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Faculdade de Educação e Psicologia. É membro (cooptado) do Conselho Nacional de Educação. Doutorou-se em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, em 1999. Foi Secretário de Estado dos Ensinos Básico e Secundário do XII Governo Constitucional, em 1992/93 e membro do Comité Director do CERI – Centro de Estudos e Investigação sobre Inovação em Educação, da OCDE. Foi ainda Administrador da Associação Empresarial de Portugal | AEP.

Joaquim Machado 
Colabora com a Universidade do Minho e a Universidade Católica Portuguesa em cursos de mestrado e doutoramento. Tem publicações nas áreas da pedagogia e da organização escolar, da formação e supervisão de professores, da utopia e das políticas educativas.

Jordi Plana
(em atualização)

José Matias Alves
José Matias Alves, licenciado em Filologia Românica pela Universidade do Porto (1978), Mestre em Administração Escolar pela Universidade do Minho (1992), Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (2009), Professor Associado Convidado pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), Diretor Adjunto da Faculdade de Educação e Psicologia, Coordenador do Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas da FEP_UCP,  Consultor/”amigo crítico” de 3 escolas/agrupamentos, Formador, Consultor de Formação, Coordenador do Doutoramento em Ciências da Educação da Faculdade da Educação e Psicologia, Coordenador do Mestrado em Ciências da Educação e de diversas Pós-Graduações na área da Educação na UCP, orientador de dezenas de dissertações de Mestrado e de Doutoramento na área das Ciências da Educação, Arguente de Provas de Mestrado e de Doutoramento na Universidade do Porto, Universidade do Minho, na Universidade Aberta e UCP.
Responsável a nível da UCP pelo acompanhamento científico do programa “Mais Sucesso Escolar”, tipologia Fénix.
Autor e co-autor de 11 obras no campo da Educação, organizador de 5 obras no mesmo campo, coordenador do estudo de Avaliação sobre o Impacto do Programa Porto de Futuro (Câmara Municipal do Porto, 2008), Coordenador do Estudo de Avaliação Emprego e qualificações na região do Douro (CCRD_N, 2009), autor de dezenas de artigos, centenas de comunicações no país e no estrangeiro na área da educação, editor na área das Ciências da Educação durante 8 anos (tendo publicado cerca de duas centenas de obras de autores de referência nacionais e estrangeiros).
Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,  membro do conselho diretivo do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH_UCP), investigador da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com public key J519983795BC, coordenador do projecto de investigação “Identidades e Memórias” (CEDH_UCP) e coordenador do projecto de investigação em submissão à FCT subordinado ao tema Reorientar a acção educativa: implicação, conhecimento, melhoria.

Maria de Lurdes Bettencourt
Concluiu,  em 1980, a licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Iniciou a sua vida profissional com a aprovação, nesse ano,  de um projeto  de investigação em História Rural,  integrado no  Gabinete de Estudos Rurais da Universidade Católica Portuguesa, sob a coordenação de António Barreto, e do qual resultou a publicação do livro “Senhores da Terra , Diário de um Agricultor Alentejano”. De 1980 a 1988 desempenhou funções de coordenação da Biblioteca e Centro de Documentação Científica e Técnica do Ministério da Agricultura – DGP, sendo responsável pela coordenação do setor editorial, bem como por ações de divulgação e sensibilização e representação institucional externa. Em 1988 transita para o Município de Cascais onde assume funções de coordenação do então serviço de educação e juventude, posteriormente Divisão de Educação Juventude e Desporto, e Divisão de Educação, assumindo a chefia de divisão em sucessivas comissões de serviço. Em 2005 é nomeada Diretora de Departamento de Educação, cargo que desempenhou até 31 de dezembro de 2012. Com Carlos Avillez conduz o processo de candidatura e criação da Escola Profissional de Teatro de Cascais, integrando a direção da escola desde a sua criação, em 1992. Representa o Município na Associação Internacional de Cidades Educadoras, desde os primeiros anos da sua constituição, tendo participado em vários congressos internacionais e nacionais e reuniões de grupos temáticos setoriais. Enquanto responsável pelo setor da educação do município, desde o início da sua criação na orgânica municipal, foi responsável pela concretização das políticas educativas locais  e planos setoriais na área da educação e formação profissional, produzindo propostas de orientação estratégica, coordenando a elaboração de documentos de planeamento, promovendo a criação e  gestão de redes de  parcerias locais para a implementação de projetos setoriais, participando nos processos de negociação com os serviços do Ministério da Educação, e representando o município em diversos fóruns de participação e discussão ao nível autárquico de âmbito nacional e metropolitano. É, atualmente, coordenadora do Gabinete de Planeamento e Gestão da Direção Municipal de Coesão e Capacitação Social da Câmara Municipal de Cascais.

Renaud Morel

(em atualização)

Rodrigo Queiroz e Melo
É doutorado em Ciências da Educação, especialização em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Educação e Psicologia. É Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP), membro do Conselho de Direcção da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, coordenador do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Administração e Organização Escolar da FCH-UCP e Director Executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo. Tem publicado várias obras na área da autonomia educacional e na auto-avaliação de escolas.

Maria Teresa Lopes
É licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Possui no seu currículo diversas formações especializadas no âmbito da Administração e Gestão Escolar ministradas por diferentes instituições, tais como, o Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias, o Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, a Universidade Aberta e o Instituto Nacional de Administração, Direção Geral da Administração educativa. Exerce desde 1990 cargos de direção escolar – presidente e diretora – em acumulação com a presidência do Conselho Pedagógico na Escola Secundária Ibn Mucana – Alcabideche. No ano letivo 2010-2011 passou a exercer o cargo de Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana – Alcabideche. Em 2011 foi eleita Diretora do Agrupamento Ibn Mucana para o quadriénio 2011-15. Integra o Conselho de Escolas desde 2007. Ao longo da sua carreira tem abraçado diferentes iniciativas, com destaque para os projetos europeus no âmbito da educação.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s